Primeiro Reinado

Para ampliar clique na imagem

6 Respostas to “Primeiro Reinado”

  1. […] escravidão evolucionismo mineração colonial povoamento américa pré-colonial primeira guerra primeiro reinado república velha segundo […]

  2. dooty2008@gmail.com Says:

    O Primeiro Reinado foi o periodo entre 1822 e 1831 quando D . Pedro I exerceu o poder apoiado pelos latifundiários . Foi nésta fase em que se formaram as instituições politicas do Brasil após a Independencia politica de Portugal.
    A Constituição do Império (1824) foi a que mais tempo durou em toda a História de Brasil apesrar de ter sido Imposta ou outorgada pelo Imperador de uma forma totalmente anti-democrática. Esta Constuição reflete a aliança do Imperador com os latifundiários, desta forama , garante a concentração de poderes nas mãos do governante e também todos os privilégios dos proprietários. Apesar da independencia politica continuava a escravidão e a exclusão das mulheres e dos pobres de qualquer participação politica por meio do voto censitário , ou seja , baseado na renda em dinheiro .A instituição do Poder Moderador , o quarto poder era o mecanismo por meio do qual os poderes se concentravam nas mãos do Imperador, que aliás , exercia também o poder executivo. Com seus poderes, D. Pedro controlava os poderes Legislativo e Judiciário. Até a Igreja católica estava subordinada ao Império ao ser definida como sua a religião oficial. Assim todas as outras formas de culto religioso eram ilegais e perseguidas.

  3. Rosa Borges Says:

    Curioso, entrei aqui procurando imagens do 1º Reinado para fazer slides, e a´me deparo com a pesquisa aí do lado sobre reforma agrária no Brasil. Veja, não é uma crítica, mas falta um item: A Reforma Agrária no Brasil não poderá ser feita porque as elites assim querem. O historico brasileiro de luta pela posse da terra nos demostra que até a Lei de Terras de 1850 foi um engodo. Brasília não se interessa pelo tema, porque não traz votos. Nem o Lula quiz entrar no rolo (e ele apoiava os sem terra!!!, dizia que podia controlá-los.) Nossos políticos, donos de fazendas e gado não vão dividir sua terrinha, apesar de estar provado que o pequeno agricultor é responsável pela maior parte da produção agrícola do país. Não se trata de direito à propriedade, mas de estrutura de poder. Obrigado pelos gráficos. Serão úteis nas aulas.

  4. Parabéns Professor, sou professora também e achei show seus mapas mantais!

  5. ROSALVO ALMEIDA FILHO Says:

    A QUESTÃO É QUE COMO OUTRAS REFORMAS (URBANA, POLÍTICA, DO JUDICIÁRIO) A REFORMA AGRÁRIA DEVERIA TER SIDO FEITA NO SEC XIX. OS PROBLEMAS PRINCIPAIS DO BRASIL SÃO CONSEQUÊNCIA DA FALTA DESTAS REFORMAS QUE SE TORNAM CADA VEZ MAIS DIFÍCEIS POR CONTRARIAR INTERESSES PODEROSOS.
    VALEU OS MAPAS MENTAIS

  6. Danielle Seyffert da silva Says:

    professor, seus mapas estão me ajudando muito… obrigada!!!

Deixe um comentário